sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

TANTO MAR

Tá bom! Em Minas tem montanha, tem cachoeira e tem bar (?!). MAS NÃO TEM MAR! Ficamos no prejuízo. O mar deve ter algum poder transformador. Na praia me sinto mais leve, mais saudável, mais disposto, mais vivo. Chego ao cúmulo de ter vontade de correr no calçadão (e é claro que fico tomando água de coco, esperando calmamente a vontade passar...).

Dias atrás estava em João Pessoa, na Paraíba (“hoje eu mando um abraço pra ti pequenina...”). Dias de sol, coqueiros, falésias e o mar lá, verde-azul. Diante dessas potências da natureza, acho que a gente se encontra. Tão pequenos e tão pertencentes àquela grandeza (como percebeu uma amiga diante de uma paisagem incrível na Irlanda). Talvez esse seja um dos motivos pra tantos artistas cantarem o mar.

Por minha vez, tratei de aproveitar aquele marzão. Como tenho que conviver com essa carência marítima, quando viajo alguns mil quilômetros de encontro ao mar, recarrego ao máximo as baterias. Isso feito e de volta a vida real, resta acompanhar o inevitável Dorival Caymmi: “o mar quando quebra na praia é bonito...”

6 comentários:

  1. Isso de que já que " MINAS NÃO TEM MAR EU VO PRO BAR " não rola , as maravilhas mineiras são de digno respeito mais o BAR em hipótese alguma pode substiuir o MAR (isso é até uma afronta ) ....

    O mar reconstitui a alma ... todos que vão a praia voltam dispostos a encarar o mundo com seus prós e contras ; encarar as brigas de trânsito ( uma atividade que destrói o chácaras de qualuqer ser humano ) ... a praia tem o poder de renovação ... e é por isso que vc tem toda razão de aproveitar ao máximo para não ficar de forma alguma com uma "carência marítima" ....

    PS: pode caminhar no calçadão faz bem ... kkk

    ResponderExcluir
  2. Eu amo o mar !!! E tenho muita carência marítima, fico até querendo mudar de cidade! Mas tem uma coisa, quem mora do lado daquele aguão não dá tanto valor assim ! Então, ser mineiro até que é bom, porque além de termos cachoeiras e rios lindos, temos aquela saudade gostosa do mar, uma paixâo que nunca acaba!!!

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Isabela: adorei "o mar reconstitui a alma"...que poético! Efeitos mais que sentidos do curso de Letras, hein? Venha aqui sempre!

    Nanana: Você tem razão, acho que essa saudade do mar faz ter mais sentido. Do tipo "tem mais presença em mim o que me falta". Borboletas no cabelo pra você.

    ResponderExcluir
  4. Minha carência marítima é gigantesca!!!
    Sinto falta do mar, toda vez que vou ao seu encontro quero ficar lá para sempre, fugir do asfalto, viver pisando na areia e me refrescando em sua agua salgadinha; já fiz mil planos para quando me aposentar (daqui uns 13 anos) quero uma casinha bem perto do mar.
    Ah, e nem precisa ser na belissíma João Pessoa (que eu também amei) pode ser mais pertinho, ali no Espírito Santo, onde todo mineiro se sente em casa!!!
    Mas enquanto esse tempo não vem, aguardo ansiosamente o próximo período de férias, já pensando naquela belezura que é o mar!

    ResponderExcluir
  5. Qual o próximo destino irmãzinha? Tô dentro! Bjo

    ResponderExcluir
  6. família chique , com planos inusitados ... sentir a brisa e se deliciar com o MARZÃO !!!!

    ResponderExcluir