domingo, 21 de fevereiro de 2010


PRECIOSA

16 anos. Mulher. Negra. Pobre. Obesa. Semianalfabeta. Mãe de duas crianças nascidas do estupro do pai (uma delas tem Síndrome de Down). Sonha com um namorado. Pra ela, amor é a violência física e sexual dos pais. Às vezes, ela quer, apenas, morrer. Assim é a história da Claireece "Preciosa" Jones. E olha que não é tudo.

Pra alguns o filme "Preciosa" é um dramalhão. Pra mim é um filme muito intenso. Não saí do cinema feliz da vida. Não tinha jeito. Mas fui pra casa pensando: o que fazer quando a vida não te dá escolhas? O que fazer quando a vida te impõe condições tão cruéis? (Não me falem de missão, karma ou castigo). O que fazer com essa realidade agora?

A Preciosa do filme, por vezes, se refugiava na sua imaginação. Mas foi perseverando na sua esperança que ela encontrou uma forma de romper com essa história e escrever, literalmente, uma vida melhor. Feliz? Não sei. Mas, melhor. Preciosa me respondeu que há sempre uma escolha.

Um comentário:

  1. Oi Paulo, não vi o filme mas certamente vou vê-lo depois de ter lido suas considerações. De fato: - há sempre uma escolha, há sempre um caminho. Basta ter coragem para romper nossa inércia e nosso medo. Por falar nisso, não deixe de ver "Invictus" do Clint Eastwood. Parabéns! Seu blogpost está incrível!Bj, Eluza

    ResponderExcluir