quinta-feira, 1 de setembro de 2011


CORPO

Sabe aquela série de livros 1001 coisas para não-sei-o-quê antes de morrer? Então. Se tiver um das 1001 coisas para fazer antes de morrer, certamente vai ter lá: assistir a um espetáculo do Grupo Corpo.

Eu confesso minhas dificuldades em relação a espetáculos de dança contemporânea. Não consigo mesmo entender aquele povo se descabelando, se estabacando, rolando no chão e dançando?... Você também não terá minha companhia pra ver o Lago dos Cisnes. Desculpa aí. Fazer o quê? Burro e inculto, eu!

O Grupo Corpo é diferente. Tem lá a dança clássica, a contem-porânea e certa vez até a dança de salão. Mas, com o Corpo não precisa entender, precisa incorporar (valei-me Manoel de Barros). Assim mesmo, com esse trocadilho involuntário, mas bem adequado. Para mim, essa companhia atinge o máximo da expressão artística. Explico-me: penso que quem faz arte, faz pra se expressar; mas que a arte ganha outra dimensão quando consegue comunicar, sensi-bilizar, incorporar o espectador. É assim que acontece.

O Grupo Corpo é hoje a principal companhia de dança do Brasil (de reconhecimento internacional) e faz jus a esse título. Dessa vez assisti ao espetáculo “Sem Mim”. Pra variar, tudo lindo: a luz, o cenário, o figurino, a música e a dança, claro, com a competência e as marcas da companhia. No programa também tinha “O Corpo”, com música do Arnaldo Antunes (as trilhas sonoras, aliás, dariam outro post). Dos meus preferidos: “Lecuona”, o tal que namora a dança de salão e dá vontade de aplaudir de pé a cada número e o metafísico “Onqotô”.

Se você já assistiu ao Corpo, sabe do que estou falando. Se não, quando tiver uma oportunidade, assista. É uma experiência que mesmo sem entender ou incorporar, vai te emocionar.

3 comentários:

  1. Assino em baixo.... e com o perdão do trocadilho Confesso que saí de lá "Sem Mim".

    Abs.

    Juninho

    ResponderExcluir
  2. É assim mesmo Paulo Andrade!
    Grupo Corpo sempre foi meu sonho e realizei e quero realizar mais, tomara, tomara!

    ResponderExcluir