quarta-feira, 24 de março de 2010

TERRA, TERRA

Sempre adorei ouvir as histórias dos "antigos". Lembro de quando eu era criança e minha avó materna contava muitos "causos". Alguns me marcaram. Lá ia ela: era uma vez... o apocalipse (olha que ótima ideia pra uma criança ter uma boa noite de sono!). Era assustador. Fato é que, nestes tempos estranhos, não sei se estou vivendo num filme catástrofe de Hollywood ou naquela historinha meiga da minha vovozinha.

É enchente, terremoto, tsunami, tufão e tragédia atrás de tragédia. Já me disseram que esses fenômenos naturais sempre ocorreram como agora. A diferença é que, com os lugares cada vez mais super-habitados, as consequências são mais perceptíveis e fatais.

Outros me falaram sobre um ciclo natural de renovação da Terra. Eu disse natural. Então, contentemo-nos com a nossa insignificância e aceitemos a transformação do planeta. Natural!

Eu sei lá... Minha teoria particular é de que o planeta, como um "organismo" vivo, tá fazendo sua revolução silenciosa pra eliminar os corpos estranhos que estão causando desconforto no seu funcionamento. Olha só: a gente, do alto da nossa prepotência, chega aqui, mete a mão em tudo, muda rio de lugar, faz prédio no oceano, emporcalha o ar, derruba uma florestinhas e ainda achamos que vamos sair impunes disso. Pode ser maluquice. Eu sei que sou muito "impressionável". Mas vai que as historinhas da minha vó tinham fundamento?

Por via das dúvidas, custa a gente ser mais educado com o planeta? Não é papo de ecochato, não. É só uma questão de educação. Bem básica. Não jogo papel de bala pela janela do carro, não entupo bueiros. Uso menos sacolinha de plástico, gero menos lixo. E por aí vai. Sei das "condições" que nossa "civilização evoluída" construiu pra se sustentar e que são praticamente irreversíveis. Difíceis de abrir mão. Mas eu tô falando é da conhecida história das pequenas ações que fazem a diferença. Se a gente não salvar o planeta do fim, pelo menos a gente se salva da mediocridade.

3 comentários:

  1. Estou contigo nessa !!! vai que este mundo um dia acaba por nossa falta de educação e bom senso! Eu estou abolindo sacolas plásticas e estou tomando banho (que eu adoro) bem mais rápido !!! tudo pela vida !!! beijos

    ResponderExcluir
  2. Muito bem Paul!! Temos que aprender, e logo, sermos mais gente boa com o Planeta.

    ResponderExcluir
  3. Isso mesmo devemos parar de querer q somente os outros tomem uma atitude ... esperar q outros sejam os iniciantes deste movimento de preservacao . Ta na hora de cada um executar sua parte .... boas iniciativas geram bons resultados !!!

    ResponderExcluir