quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

AVATAR

Não é preciso ser cinéfilo pra saber que a fruição da experiência cinematográfica é altamente particular. Mas é do filme a obrigação de conquistar o espectador, que, por sua vez, com seu olhar (generoso ou não) ajuda a construir o filme. A relação da obra com o espectador também é a obra. Diante da comoção que Avatar tem causado, digo isso pra amenizar minha culpa por ter achado o filme legal e só. Culpa do filme!

A história do estrangeiro num planeta desconhecido, com objetivos escusos, que aos poucos se rende à sabedoria e aos valores do povo nativo, que se transforma, se apaixona, se redime, se salva e salva o novo mundo (senti falta de uma trilha sonora a la Disney). O alerta ecológico, o imperialismo armado, as guerras (assuntos super pertinentes) com clássicas doses de romance, ação, ficção científica, fantasia e aventura. Tudo ali no seu devido lugar. Ficou a sensação de déjà vu.

É inegável que é um filme importante. A despeito de ser o mais caro já feito, o filme reviu modos de fazer cinema. Além disso, as imagens - de um poder imaginativo! - são um deslumbre visual, sensacionais. A tal nova tecnologia é realmente incrível. O que não é suficiente pra fazer desse um grande filme pra mim. Um filme-pipoca (e isso não é demérito) que por definição tem a função de entreter. E pra mim foi apenas o que aconteceu.

3 comentários:

  1. Então eu não vou ver. Foda-se Avatar!!!

    ResponderExcluir
  2. Vale muito a pena ver Avatar, minha opinião !!! Gosto de ver bons filmes e Avatar é um bom filme !!! Por vários motivos !!!! Desde a escolha da temática até sua realização, o filme tem méritos. A começar pela questão belicista, de ocupação e exploração de um outro planeta, que poderia ser o Iraque ou a floresta Amazônica. A sensibilidade pra falar da força e da importância de uma cultura e da espiritualidade de um povo. A história de amor também é bem real e humana, muito româmtica, mas não é boba. A guerreira de Pandora é uma mulher forte, decidida, mas sabe perdoar, sabe brigar e proteger. Ela ama seu povo e suas origens acima de tudo. Tem valores e é verdadeira. E o protagonista, um mercenário, também sabe reconhecer esses valores e se investe deles. E a questão estética, a criatividade foi tamanha, muita imaginação e tecnologia fizeram do filme uma experiência visual belíssima, além de muito emocionante. O roteiro de Avatar é cheio de clichês !!! A gente sabe bem !!! O filme peca por isso, mas o objetivo é agradar o grande público, torná-lo mais popular. O filme tem essa coisa comercial, mas é um grande filme. Uma forma de entreter, fazer pensar, emocionar e impactar a opinião pública!!! E isso Avatar está conseguindo !!! Eu não tenho dúvida !!! Ele traz questionamentos e incita a esperança!!! O que é muito válido para as pessoas neste mundo !!!

    ResponderExcluir
  3. Não sei se fui influenciada por você ou se você me conhece tão bem que já previu que eu também não iria gostar tanto de Avatar... Ainda bem que tinha uma bela história de amor! Essa, como já era de se esperar, eu adorei. rsrsrs... Bem, como você vê, prevaleceu meu lado romântico e desejoso de ver muitas histórias de amor com final feliz!

    ResponderExcluir