domingo, 22 de novembro de 2009

SIMPLESMENTE

Não sei por que cargas d’água decidimos complicar o mundo desse jeito?! Sinal máximo da nossa involução e a gente achando que complicação tem a ver com sofisticação e progresso. Bobagem.

Vamos seguindo complicando tudo, mas, pra mim, o que complica todo o resto é, basicamente, como a gente se relaciona com a gente mesmo e com o outro. Prepotência, impaciência, vaidade, insegurança, mau-humor e o coletivo que vem a reboque fazem nossa relação com o trabalho ser complicada, nossa relação com o dinheiro ser complicada, nossa relação com a rotina ser complicada, nossas relações afetivas serem complicadas. Aí a gente abusa dessa tecnologia complicada pra esquecer das outras complicações. Eu sei, isso é muito complicado!

Mas, meia volta volver. Onde foi que a gente se perdeu no caminho da simplicidade? na hora de tentar deixar o supérfluo pra trás. Levar a mala mais vazia na viagem (do meu mini-ferro de passar eu não consigo abrir mão). Conduzir com mais humildade nossa experiência por aqui. Ficar mais atentos ao cotidiano e suas pequenas inúmeras possibilidades de alegria e felicidade. Talvez assim, a gente consiga estabelecer relações intra e interpessoais mais simples. E, por consequência simplificaremos nossa relação com o trabalho, com o dinheiro, com o consumo, etc. Essa percepção e essa conduta constroem um círculo virtuoso que pode fazer muita diferença no nosso placar geral.

Sei que estamos vivendo tempos hostis. Não dá (nem devemos) ficar alheios a essa dura realidade. Mas complicar pra quê?

6 comentários:

  1. Também acho que as pessoas complicam demais muitas coisitas, mas sempre está em tempo de aprender com o que há de mais simples, pois é exatamente isso que dá cor à vida e torna os nossos dias mais leves. "Viva a alegria e viva o prazer de estar gostando de viver. Viva o oxigênio que invade o nariz e faz a gente ser feliz. Tiúru tiúru tiú tiú, tiú tiúru tiúru tiú"... Ah! Como é bom ter gente, gente, gente assim como você! Talvez nem seja uma questão só de merecimento, mas também de sorte encontrar pessoas que facilitam a nossa caminhada e nos guiam por esse mundão a fora, seja com uma gentileza, com um sorriso ou uma piadinha infame. Ou até mesmo com "qualquer coisa que chora, qualquer coisa que sinta saudade". Viver é isso, é conhecer gente que vale a pena, que se propõe fazer bem ao outro, que é naturalmente feliz e tem idéias simples e geniais, assim como esse blog tão bacana, gostoso de ler e lindo de se ver.Parabéns mais uma vez!E obrigada. É muito bom existir você... Um beijo doce.

    Juliana Mota

    ResponderExcluir
  2. Olá meu novo amigo blogueiro!
    Eu é que agradeço sua visita ao meu "cantinho"!!!
    Conheci seu blog navegando no site do Papel e tudo.
    Amei o estilo e o conteúdo do seu blog ...em especial os "bilhetes".

    Até mais!!!

    ResponderExcluir
  3. É isso Paulito !!! Complicar pra quê ??? eu já desisti de entender muita coisa por conta da complicação !!! falta de lógica mesmo !!! Então, meu lema é simplificar a vida ao máximo !!! pra sobrar tempo pra viver !!!!
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Nem quero complicar... Só quero dizer que amei Amelie!!!! Cara de Paulo

    ResponderExcluir
  5. Paul...
    Dono de cabelos e pensamentos encaracolados...

    ResponderExcluir
  6. Seria tudo mais fácil, mas como vc sabe esse é meu exercício diário, mas ainda vou conseguir andar no caminho do meio.rsrsrs

    ResponderExcluir