quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011


99 NÃO É 100

Acho que todo mundo conhece o Vik Muniz, mesmo que não saiba. Talvez ele seja o artista plástico brasileiro mais pop e bem sucedido da atualidade. Se você não visitou a exposição incrível que percorreu o país em 2009, deve ter visto, ano passado, o trabalho dele na abertura da novela Passione. Se não, tem mais uma chance de conhecê-lo, ou de conhecê-lo mais, no documentário LIXO EXTRAORDINÁRIO. Muito muito legal!

O filme mostra o traballho do Vik Muniz num dos maiores aterros sanitários do mundo, o Jardim Gramacho, no Rio. Lá, ele encontra pessoas incríveis que vão ajudá-lo transformar lixo em arte e que pela arte também serão transformadas. Além disso, o documentário (super premiado e que concorre ao Oscar de melhor documentário) têm mil possibilidades de reflexões. De dramas íntimos à questão da desigualdade social no Brasil.

Numa das cenas mais emblemáticas do filme, o catador mais antigo do Jardim Gramacho, Valter, solta a pérola que dá nome a esse post. Ele se referia a como uma única coisa pode fazer a diferença no final. Falava do lixo, mas podia ser daquelas pessoas, do Vik Muniz, desse filme... Aplausos merecidos ao final da sessão.

Um comentário:

  1. Oi, Paulito ! Eu assisti ao filme e ele é nota 100! Fez e está fazendo a diferença!!! lindo, emocionante, profundo! Cumpreu seu papel de obra de arte!!Imperdível!

    ResponderExcluir