quarta-feira, 7 de abril de 2010


APROVAÇÃO, JÁ!

Não entendo nada de política. Ponto. Rubem Alves foi quem me apresentou a explicação mais didática (e poética) do assunto: “Política é arte da jardinagem aplicada às coisas públicas”. Sensacional, não é? Pena que nossos representantes não conhecem essa definição. Eles, eleitos por nós para nos representar, geralmente representam interesses pessoais ou de pequenos grupos (oxalá haja exceções).

A sensação é de que uma promiscuidade ética e moral, infelizmente, tomou conta desse segmento. A nós, cabe, além da responsabilidade na escolha desses representantes, acompanhar como nossos “funcionários” (somos “o patrão”) estão trabalhando.

Foi da mobilização popular que nasceu um projeto, previsto para ser votado hoje, 07 de abril, que exige a “ficha limpa” de candidatos a cargos eletivos e determina que criminosos condenados pela justiça, fiquem inelegíveis por até oito anos depois de cumprirem pena.

Algumas notícias já dão conta do jogo político envolvendo essa questão. Manobra de alguns deputados para derrubarem o projeto, manobra de outros para aprovarem e capitalizarem o feito, e por aí vai. Acima disso existe a ideia da divulgação ampla do tema. Hoje, especialmente. Então, aproveitemos os benefícios das tais mídias sociais para nos informar, discutir e refletir sobre nossa participação política. É só “googlar” para saber mais sobre a campanha Ficha Limpa. Uma boa fonte é o site http://www.mcce.org.br/. Informação é uma grande arma!

P.S. em 08 de abril: A votação do projeto, infelizmente, foi adiada. Mas, a mobilização e o esforço para aprovação continuam. Para acompanhar esse trâmite, além do site supracitado, é só acessar http://www.camara.gov.br/ e procurar pelo PLP 518/09.

Nenhum comentário:

Postar um comentário